Equipe brasileira estreia com dobradinha no mundial militar de judô

Com três áreas de competições e lutas simultâneas, o mundial militar de judô iniciou nesta quinta-feira, 08, com dobradinha brasileira. As equipes femininas e masculinas subiram ao pódio e receberam a medalha de ouro, ao vencerem as finais com seleções da França e Rússia.

A equipe de judô brasileira feminina formada pelas 3º Sgt Jéssica Pereira (EB), 3º SG Rafaela Silva (MB), 3º Sgt Alexia Castilhos (EB), 3º Sgt Ellen Santana (EB) e 3º SG Maria Suelen (MB) superaram as judocas da Sérvia, China e Rússia e foi para a final com a seleção da França.

Em cinco lutas, as decisões iniciaram com vitória brasileira na disputa entre Jéssica Pereira e Marine Lhenry, por imobilização. A campeã olímpica, Rafaela Silva, derrotou Helene Receveaux por waza-ari, abrindo placar de 2 a 0 para o Brasil. As francesas Clarisse Agbegnenou e Marie-Ève Gahié superaram as brasileiras Aléxia Castillos e Ellen Santana, empatando a disputa. A decisão ficou para Maria Suelen que superou a francesa Julia Tolofua, forçando punições na opositora.

A equipe masculina passou pela China, Sérvia e França e venceu a final com a Rússia, com o placar de 3 a 2. O primeiro a lutar foi o 3º Sgt David Moura (EB) que perdeu por waza-ari para Tamerlan Bashaevi. O empate veio pelo 3º Sgt Charles Chibana (EB) que superou Alim Balkarov. A Rússia abriu vantagem no embate entre o 3º Sgt Marcelo Contini (EB) e Georgii Elbakiev. O 3º Sgt Eduardo Yudy (EB) venceu por ippon Alan Khubetsov e o 3º Sgt Eduardo Bettoni (EB) levou a melhor na disputa com Mikhail Igolnikov e garantiu o ouro para a equipe.

O pódio feminino foi formado pela seleção brasileira, medalha de ouro, França com medalha de prata e Rússia e China com medalhas de bronze. No masculino, ouro para o Brasil, prata para Rússia e bronze para França e China.

As competições individuais serão disputadas hoje e amanhã no ginásio poliesportivo Amazônia Azul, no CEFAN, com entrada gratuita ao público.

 

Deixe um comentário