CEFAN realiza cerimônia de abertura do 38º Campeonato Mundial Militar de Judô

A cerimônia realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, CEFAN, nesta quarta-feira, dia 07, marcou a abertura do 38º Campeonato Mundial Militar de Judô. Presidida pelo Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, o evento reuniu autoridades civis e militares, atletas nacionais e internacionais e celebrou o aniversário do Conselho Internacional do Esporte Militar, CISM, que em 2018 completou 70 anos, promovendo a amizade por meio do esporte.

Dezenove países representados por cerca de 200 judocas militares formaram na pista de atletismo para abertura da cerimônia militar. Em discurso, o representante oficial do CISM, Coronel Walter Jander de Andrade, relembrou a criação da entidade, logo após a 2ª Guerra Mundial, e enalteceu as regras inspiradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A Declaração e o Estatuto do CISM têm pelo menos três pontos em comum: primeiro: promover o desenvolvimento de relações amigáveis entre nações; segundo: rejeitar qualquer tipo de distinção, como raça e cor, e terceiro: ensinar e educar a geração dos jovens para promover o respeito por estes direitos”, disse o Coronel.

O Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, General de Divisão Jorge Antonio Smicelato, expressou o orgulho do Brasil e do Ministério da Defesa em sediar a competição esportiva que apresenta características típicas da profissão militar, e exige de seus praticantes atributos como preparo físico, disciplina, preparação técnica, lealdade com o adversário. E exaltou o respeito mútuo. “Em nome do Conselho Internacional do Esporte Militar, solicito que possamos exercitar o respeito mútuo e a empatia acima de tudo, antes mesmo do desempenho desportivo, que nesta semana possamos ser exemplos da aplicação de nosso lema, “Amizade através do esporte”, num mundo conturbado em que os militares são referência de civilidade, de dedicação à Pátria e, cada vez mais, de respeito humanitário”.

O Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, declarou aberta a competição. Ao final da cerimônia, as delegações desfilaram em continência ao som do Hino da Divisão Naval em Operações de Guerra relembrando o ano do centenário do Armistício da 1ª Guerra Mundial.
Promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar, CISM, e organizado pelos Ministérios da Defesa e do Esporte e pela Marinha do Brasil, as competições acontecem até o dia 10 de novembro no ginásio poliesportivo Amazônia Azul, no CEFAN, com entrada gratuita ao público.

 

Deixe um comentário